[su_icon icon=”icon-question” size=”60″ margin=”0 0 0 0″ url=”http://www.cartorioolavocosta.com.br/duvidas/” align=”center”]
DÚVIDAS
[su_icon icon=”icon-book” size=”60″ margin=”0 0 0 0″ url=”http://www.cartorioolavocosta.com.br/legislacao/” align=”center”]
LEGISLAÇÃO
[su_icon icon=”icon-search” size=”60″ margin=”0 0 0 0″ url=”https://www.registrodeimoveis.org.br/” align=”center”]
CONSULTAS
[su_icon icon=”icon-link” size=”60″ margin=”0 0 0 0″ url=”http://www.cartorioolavocosta.com.br/links-uteis-2/” align=”center”]
LINKS ÚTEIS
SERVIÇOS
MEMORIAL DE INCORPORAÇÃOINSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIOCONVENÇÃO DE CONDOMÍNOSESPECIFICAÇÃO DE UNIDADES AUTÔNOMAS - CASAS GEMINADASAVERBAÇÃO DE PATRIMÔNIO DE AFETAÇÃODESCONTO DE 50% DO SFH
Procedimento jurídico estabelecido para evitar fraudes, o memorial de incorporação imobiliária é obrigatório pela lei 4.591/1964 e tem como principal objetivo apresentar maiores garantias ao comprador final de um imóvel.
Ou seja, quando um memorial de incorporação imobiliária é registrado, o comprador do imóvel tem maiores garantias de que aquele imóvel será construído de acordo com o que foi registrado na matrícula do imóvel e que este será entregue.
Ou seja, quando um memorial de incorporação imobiliária é registrado, o comprador do imóvel tem maiores garantias de que aquele imóvel será construído de acordo com o que foi registrado na matrícula do imóvel e que este será entregue.
Modelo de Memorial de Incorporação
Instituição de Condomínio trata especificamente da divisão das unidades autônomas de um imóvel. Isso é de grande relevância quando estamos buscando entender que um empreendimento pode abrigar tranquilamente diversas partes exclusivas e individuais.
Em outras palavras, a instituição de condomínio é aquilo que determina que tal edificação que pertence a alguém, a uma instituição ou empresa, pode ser perfeitamente transformada em parcelas independentes. Estas, por sua vez, correspondem à chamada fração ideal, que representa a parte em questão, além das áreas em comum envolvidas.
Modelo de Instituição de Condomínio
A Convenção de Condomínio é o conjunto de leis que regula o funcionamento do condomínio e serve, entre outras competências, para garantir direitos e reforçar os deveres dos condôminos e demais frequentadores, de modo transparente, justo e organizado. É uma das leis que regem os condomínios, sendo elaborada quando os moradores começam a ocupá-los (logo após a entrega das chaves).
Modelo de Convenção de Condomínio
O condomínio urbano simples pode ser entendido como uma "laje em construção horizontal", ou seja, é um acréscimo horizontal de casas ou cômodos no mesmo imóvel. Nesse caso, para fins de regularização fundiária, cada um dos condôminos terá sua escritura pública.
Aplicam-se ao condomínio urbano simples as regras do condomínio edilício, subsidiariamente.
Modelo de Especificação de Unidades Autônomas
O patrimônio de afetação se constitui pela simples averbação do termo disponibilizado pelo incorporador e pelos titulares de direito aquisitivo sobre o terreno no Registro de Imóveis ou ainda através de uma declaração anexa no memorial de incorporação.
Modelo de Averbação de Patrimônio de Afetação
01 - Quais são os requisitos para se ter o desconto de 50% do SFH?
Conforme dispõe o art. 15 da Lei Estadual 15.424/04 c/c art. 290 da Lei Federal 6.015/73, o desconto de 50% para o registro de contratos de financiamentos vinculados ao SFH somente serão concedidos se acumulados os seguintes requisitos :
1. Ser a primeira aquisição imobiliária;
2. O imóvel seja para fins residenciais;
3. Tenha sido adquirido financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação;
Além desses três requisitos há que se observar que, em conformidade com a Resolução 4.537, Do Banco Central do Brasil, de 24/11/2016, fazem jus à aquisição por meio do SFH, aqueles que adquirirem imóveis que não tenham sido avaliados acima de R$1.500.000,00. Portanto, caso o imóvel tenha sido avaliado em mais de R$1.500.000,00, a parte não terá direito ao desconto.
Modelo de Declaração de 50% do SFH
ACESSOS ÚTEIS
O CARTÓRIO
FALE CONOSCO